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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Florestas.
Data corrente:  16/10/2021
Data da última atualização:  31/03/2022
Autoria:  SILVA, K. B. da; REINIGER, L. R. S.; RABAIOLLI, S. M. dos S.; ZIEGLER, A. C. da F.
Afiliação:  KAROL BUURON DA SILVA, Universidade Federal de Santa Maria; LIA REJANE SILVEIRA REINIGER, Universidade Federal de Santa Maria; SILVIA MACHADO DOS SANTOS RABAIOLLI, Universidade Federal de Santa Maria; ANA CRISTINA DA FONSECA ZIEGLER, Universidade Federal de Santa Maria.
Título:  Efeito de diferentes períodos de cultivo na micropropagação de brotações de Luehea divaricata.
Ano de publicação:  2021
Fonte/Imprenta:  Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 41, e201901921, 2021. 6 p.
ISSN:  1983-2605
DOI:  https://doi.org/10.4336/2021.pfb.41e201901921
Idioma:  Português
Conteúdo:  RESUMO. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do período de cultivo na micropropagação de brotações de Luehea divaricata. Os tratamentos foram compostos pelos períodos de cultivo in vitro: 14; 21; 28; 40; 56; 70; 84; 102; 116; 130; 154, 186 ou 200 dias, sem realizar subcultivo ou transferência para outro meio nutritivo fresco. A sobrevivência e o estabelecimento ficaram em torno de 90% até 84 dias de cultivo. A partir deste período, a mortalidade foi mais acentuada. Para as variáveis número total de folhas e folhas com senescência, o período de cultivo de 56 dias foi o que mostrou uma proporção mais adequada, em que para cada nove folhas formadas apenas uma estava senescente. Em relação à formação de raízes primárias, médias superiores a 50% foram observadas após 70 dias de cultivo in vitro, chegando aos melhores resultados (60%) aos 200 dias. Para raízes secundárias, as maiores médias foram observadas após 102 dias (41,5%), alcançando 45,3% aos 200 dias. A micropropagação de Luehea divaricata é afetada significativamente pelo período de cultivo in vitro, que pode ser estendido até aproximadamente 60 dias. A partir desse período, são registradas altas mortalidades. TITLE. Effect of different culture periods for Luehea divaricata on micropropagation from shoots. ABSTRACT. The objective of the present study was to evaluate the effect of different in vitro culture periods of micropropagated Luehea divaricata shoots. The treatments were constituted by different in... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Cultivo in vitro.
Thesagro:  Acoita Cavalo; Luehea Divaricata; Senescência.
Thesaurus Nal:  In vitro culture; Senescence (aging).
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/227001/1/Silva-1921-Texto-do-artigo-21992-1-10-20210831.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Florestas (CNPF)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPF57854 - 1UPEAP - DD
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Biblioteca(s):  Embrapa Milho e Sorgo.
Data corrente:  28/04/2023
Data da última atualização:  10/04/2024
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  MIRANDA, G. A.; MATRANGOLO, W. J. R.; MOREIRA, J. A. A.; RESENDE, M. Q. de; PEREIRA, M. P. R.
Afiliação:  GABRIEL AVELAR MIRANDA; WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; JOSÉ ALOÍSIO ALVES MOREIRA, Embrapa Milho e Sorgo; MARÍLIA QUEIROZ DE RESENDE, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS; MAX PAULO ROCHA PEREIRA.
Título:  Siimulador de erosão como prática educativa para conservação de solos.
Ano de publicação:  2011
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Idioma:  Português
Conteúdo:  A popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessária na construção da nova civilização sustentável. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade. A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõe relações que podem ser melhor compreendidas se considerado sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como de ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizando em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como produtores semi-analfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até níveis mais altos de escolaridade.
Palavras-Chave:  Ciência do solo; Ecoalfabetização; Popularização da ciência.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1153437/1/Simulador-de-erosao-como-pratica-educativa.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPMS30082 - 1UPCAA - DD
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Biblioteca(s): Catálogo Coletivo de Periódicos Embrapa; Embrapa Agropecuária Oeste; Embrapa Arroz e Feijão; Embrapa Cerrados; Embrapa Clima Temperado; Embrapa Hortaliças; Embrapa Trigo; Embrapa Uva e Vinho.
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